
O que é a Junta Local?
A Junta Local é uma organização que se dedica ao fortalecimento do sistema alimentar local tendo como base uma comunidade de pequenos produtores e empreendedores gastronômicos locais. Através do olhar da gastronomia, buscamos aproximar quem come e quem faz através de feiras, eventos, ações e outras plataformas e com isso facilitar o acesso à comida boa, local e justa .
Acreditamos que comer é um ato transformador e que podemos melhorar as nossas vidas do ponto vista individual e coletivo através de plataformas inovadoras que redefinem as relações entre produtores locais e consumidores. Representando uma comunidade de mais de 180 produtores e empreendedores gastronômicos, a Junta Local se insere num movimento mais amplo que enxerga a comida como ato político e que também vislumbra as feiras e mercados como um local privilegiado de conexão entre comunidade, campo e cozinha.
A Junta Local começou em agosto de 2014 com a realização de sua primeira feira na Comuna (Botafogo) e, em seguida, e de forma complementar, com a realização de entregas de pedidos feitos através de uma plataforma inovadora online de relacionamento direto com o produtor, a Sacola da Junta. Atualmente a Junta Local possui um calendário de feiras e eventos e conta como uma plataforma online de assinaturas, o Assina Junta.
Desde 2018 somos membros da Comissão de Produção Orgânica do Rio de Janeiro e em 2022 nos tornamos membros da World Farmers' Market Coalition, tendo participado de diversos foros em nível nacional e internacional.
Em 2023 a Junta Local participou do grupo que venceu a chamada pública para renovação do Mercado São José, em Laranjeiras. A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2024.
O que significa boa, local e justa*?
*Respeitosamente pedimos licença ao Slow Food para a nossa versão do lema deste famoso movimento.
Quem faz a Junta Local?
Os protagonistas da Junta Local são aqueles que plantam, colhem, produzem, cozinham, preparam, assam, criam, selecionam e distribuem pensando em como mudar o sistema alimentar e colocar mais comida boa, local e justa na mesa.
Quer conhecer todos os produtores que fazem parta da Junta Local - isto é, os "ajuntados"?
Estes produtores são apoiados por uma pequena equipe que trabalha arduamente para que as feiras, eventos e ações da Junta Local sejam um reflexo dos nossos valores. Temos grande prazer em tornar as nossas plataformas não apenas ótimos lugares para acessar comida boa, local e justa mas também uma experiência incrível tanto para quem come como para quem faz. Juntos com você, que encontra prazer não apenas na comida mas também em conversar diretamente com produtores, formamos a nossa comunidade.
Queremos devolver a quem faz e a quem come a palavra sobre o que é produzido, de que forma é produzido, e o quanto vale. A comida justa é livre de exploração humana, animal e ambiental.
JUSTA

As distâncias não se medem apenas em quilômetros, o local está ligado ao poder de conexão e à relação direta entre quem come e quem faz. Comer local significa poder falar diretamente com produtores, apoiar pequenos empreendimentos e se conectar.
BOA

Comida boa é diversa e compartilhada. Alimento de boa qualidade, fresco, saboroso e saudável. Fruto da biodiversidade local, cultura alimentar e do trabalho de agricultores, artesãos e cozinheiros.
LOCAL

Nossos valores e princípios
A Junta Local é feita por aqueles que plantam, colhem, produzem, cozinham, preparam, assam, criam, selecionam e distribuem pensando em como mudar o sistema alimentar e colocar mais comida boa, local e justa na mesa. Junto com os nossos consumidores e uma equipe que apóia quem faz, formamos a nossa comunidade, sempre alinhada com nossos valores e princípios.
A Curadoria
A curadoria que fazemos na Junta Local é a nossa maneira de assegurar que os produtos que você encontra em nossas feiras e plataformas são bons, locais e justos.
Pesquisamos, provamos, conversamos e visitamos produtores para garantir que tudo esteja de acordo com os nossos Valores e Princípios. Tem que ser delicioso e não ter veneno, temos que saber quem faz, de onde vem e como é feito. A prioridade é sempre ser local e por isso mais de 80% dos nossos produtos foram feitos no estado.
Quando não é possível, buscamos garantir a nossa oferta trabalhando com produtores orgânicos, cooperativas e produtores pequenos e artesanais de outras localidades. Não importa o quão longe, o importante é a conexão.
Quer fazer parte da Junta Local?

Governança e Participação
Juntos somos melhores. Os produtores selecionados pela nossa curadoria subscrevem aos nossos Princípios e Valores fazendo parte de um “Modelo Ajuntativo”, um guia de participação construído pelos próprios produtores e equipe da Junta Local.
Além de se tornarem oficialmente “ajuntados” e participarem das plataformas, também contribuem para o coletivo, com a troca de experiência e conhecimento, como forma de aperfeiçoar nossas plataformas e continuar transformando o sistema alimentar.
Cada ajuntado recebe mensalmente informativos e boletins financeiros e as principais decisões na Junta Local são tomadas de forma coletiva em Assembleias.


Rastreabilidade e Localidade
Saber de onde vem e valorizando o local. É assim que nos contrapomos à industrialização e homogeneização do sistema alimentar.

Coletivo
Juntos vamos mais longe. É através do diálogo e cooperação que vamos ser uma alternativa capaz de transformar o sistema alimentar.
.jpg)
Transparência e Verdade
A conexão direta e sem intermediações é uma forma de promover relações de confiança e honestidade.

Sustentabilidade
Para sermos uma alternativa efetiva, precisamos respeitar a natureza, o tempo das estações e de quem produz, buscando relações equilibradas do ponto vista social e econômico.

Engajamento
A mudança começa pelo garfo, mas não para por aí. O movimento é mais amplo e estamos engajados na busca por sua democratização e no aperfeiçoamento de políticas públicas.

Amor e Diversidade
Comida é mais que um negócio, é preciso ter amor pelo processo e produto, respeitando e promovendo as identidades múltiplas que a comida expressa e que se expressam pela comida.