top of page

A Junta Local é uma organização dedicada ao fortalecimento do sistema alimentar local tendo como base uma comunidade de pequenos produtores e empreendedores gastronômicos locais que compartilham dos mesmos valores. Você consegue conferir mais sobre a gente aqui!

 

Fazer parte de uma comunidade significa ter proximidade de gente que compartilha os mesmos valores e se apoiam mutuamente. Ao fazer parte da Junta Local você terá o suporte da nossa comunidade, seja nos encontros informais nas feiras, até canais e espaços de interação mais estruturados como grupos de whatsapp e reuniões presenciais. 

 

Através do Modelo Ajuntativo, a Junta Local realiza várias atividades de apoio aos produtores: organização de feiras e eventos, sessões fotográficas profissionais, exposição de marcas nas plataformas de comunicação da Junta, produção de conteúdo voltado para os produtores (fotos, vídeos, matérias e artigos), participação em workshops, oficinas, bate-papos e discussões e interlocução com agentes públicos, principalmente a Vigilância Sanitária. Além disso, estamos sempre abertos a receber demandas coletivas da comunidade. 

201810-juntavai-refazenda-39.jpg

Por fim, a Junta Local busca representar a comunidade de produtores e empunhar a bandeira do sistema alimentar local no debate público e em instâncias da sociedade civil. Já participamos de diversos foros e seminários e atualmente fazemos parte da Comissão de Produção Orgânica do Rio de Janeiro e World Farmers' Market Coalition. 

A curadoria que fazemos na Junta Local é a nossa maneira de assegurar que os produtos que a comunidade encontra em nossas feiras e plataformas são bons, locais e justos.

DSCF4346.jpg
Vector (3).png
Vector (5).png

A curadoria é uma dimensão muito importante do trabalho da Junta Local, pois trata-se do momento em que colocamos em prática nossos valores e conhecemos quem faz (e como fazem), sempre de forma direta e próxima, numa relação de parceria, confiança, diálogo e cooperação.

 

Temos prazer nessa tarefa e ao mesmo tempo consciência da responsabilidade e por isso buscamos ser bem minuciosos na avaliação dos produtores em relação ao alinhamento com nossos valores e dos produtos em si.

Nossa curadoria leva em consideração critérios objetivos, como o alinhamento com os nossos valores e princípios, a linha de atuação e também a disponibilidade de espaço dentro das feiras e eventos,

Na avaliação apreciamos também as características dos produtos - apresentação, embalagens, listagem de insumos, etc - e critérios subjetivos de análise sensorial, sempre calcados no nosso propósito, conhecimento técnico e conhecimento adquirido nos últimos quase 10 anos sobre os nossos eventos e público. 
 

Quer ser um ajuntado?

Após o preenchimento do formulário de cadastro, nossa equipe de curadoria fará a avaliação dos produtos e do alinhamento do produtor com a nossa Carta de Valores e Princípios e entrará em contato.

DSCF8011 (2).jpg
DSCF6518.jpg
DSCF6292.jpg
bottom of page