
O que é a Junta Local?

A Junta Local é uma comunidade que busca transformar o sistema alimentar através da comida boa, local e justa.
Acreditamos que comer é um ato transformador e que podemos melhorar as nossas vidas do ponto vista individual e coletivo através de plataformas inovadoras que redefinem as relações entre produtores locais e consumidores.
O que significa boa, local e justa*?
*Respeitosamente pedimos licença ao Slow Food para a nossa versão do lema deste famoso movimento.
Queremos devolver a quem faz e a quem come a palavra sobre o que é produzido, de que forma é produzido, e o quanto vale. A comida justa é livre de exploração humana, animal e ambiental.
JUSTA

As distâncias não se medem apenas em quilômetros, o local está ligado ao poder de conexão e à relação direta entre quem come e quem faz. Comer local significa poder falar diretamente com produtores, apoiar pequenos empreendimentos e se conectar.
BOA

Comida boa é diversa e compartilhada. Alimento de boa qualidade, fresco, saboroso e saudável. Fruto da biodiversidade local, cultura alimentar e do trabalho de agricultores, artesãos e cozinheiros.
LOCAL

Nossos valores e princípios

A Junta Local é feita por aqueles que plantam, colhem, produzem, cozinham, preparam, assam, criam, selecionam e distribuem pensando em como mudar o sistema alimentar e colocar mais comida boa, local e justa na mesa. Junto com os nossos consumidores e uma equipe que apóia quem faz, formamos a nossa comunidade, sempre alinhada com nossos valores e princípios:
Comida é mais que um negócio, é preciso ter amor pelo processo e produto, respeitando e promovendo as identidades múltiplas que a comida expressa e que se expressam pela comida.
AMOR E DIVERSIDADE
A mudança começa pelo garfo, mas não para por aí. O movimento é mais amplo e estamos engajados na busca por sua democratização e no aperfeiçoamento de políticas públicas.
ENGAJAMENTO
Para sermos uma alternativa efetiva, precisamos respeitar a natureza, o tempo das estações e de quem produz, buscando relações equilibradas do ponto vista social e econômico.
SUSTENTABILIDADE
A conexão direta e sem intermediações é uma forma de promover relações de confiança e honestidade.
TRANSPARÊNCIA E VERDADE
Juntos vamos mais longe. É através do diálogo e cooperação que vamos ser uma alternativa capaz de transformar o sistema alimentar.
COLETIVO
Saber de onde vem e valorizando o local. É assim que nos contrapomos à industrialização e homogeneização do sistema alimentar.
RASTREABILIDADE E LOCALIDADE
Como chegar junto?
Hoje você encontra a Junta Local pelas ruas, praças, museus e outros espaços públicos da cidade, que ocupamos com nossas Feiras, Feirinhas e eventos. Em cada local o público encontrará nas nossas barracas listradas uma seleção de produtores da nossa comunidade. Cada produtor da Junta Local passa por um processo de curadoria feito com base na nossa Carta de Valores e Princípios e participa das decisões que definem nossos rumos. Na nossa Sede na Rua do Mercado, 35 (Centro) também realizamos ações e eventos em torno de livros, comida, música e ideias.
O objetivo é sempre o mesmo: promover a comida boa, local e justa e a conexão direta com os produtores.
FEIRAS
Nossas barraquinhas listradas na rua para receber nossa comunidade, despertar apetites e curiosidades, e promover o olho no olho com o produtor
As feiras da Junta Local ocorrem em diferentes pontos da cidade ao longo do ano. O nosso calendário inclui pontos fixos e mensais e outros espaços com datas periódicas.
Cada feira serve de ponto de encontro para produtores locais e consumidores que se mobilizam em torno da comida. Trata-se, ao mesmo tempo, de um resgate das feiras de rua, em que o público pode interagir diretamente com os produtores, mas também de um espaço de inovação e experimentação para empreendedores gastronômicos e produtores.
Dinâmicas e múltiplas, as feiras também podem abrigar espaço para outras iniciativas culturais.
Cada feira possui um número limitado de barracas e a Junta Local realiza um trabalho de curadoria que busca determinar o perfil adequado de produtores para cada uma delas.
Por esse motivo realizamos uma escalação mensal, juntando a disponibilidade de cada produtor e o perfil de curadoria de cada feira. O objetivo das escalações é permitir que haja uma certa rotatividade e que os produtores possam organizar sua participação com antecedência.

FEIRINHAS
A feirinha é um novo formato da feira da Junta Local em que retornamos às raízes.
Queremos proporcionar para nossa comunidade da comida boa, local e justa, mais um ponto de encontro. Pensando em produtores que estão no campo e também na vida dos bairros e inspirados nas feiras livres, iniciamos a nossa feirinha, que acontece com periodicidade semanal e uma curadoria adequada para quem quer dar aquela volta no bairro para encher a sacola.
Atualmente a feirinha acontece todos os sábado em Laranjeiras, das 8h às 15h.

EVENTOS
Com a proposta de levar comida boa, local e justa para cada vez mais espaços e pessoas, a Junta Local expandiu sua atuação na produção de eventos e atividades, que incluem feiras temáticas, oficinas e degustações, cada um seguindo diferentes formatos, mas sempre com o objetivo de aproximar produtores e consumidores. Além disso, passamos a atuar junto a outras iniciativas parceiras,realizando a curadoria e produção gastronômica para festivais de música, festas e outros eventos.
Produtores da comunidade sempre são privilegiados nestas ocasiões e podem ser convidados a critério da Junta Local de acordo com o perfil do evento.

Mudar o sistema alimentar é um grande desafio! Sozinhos somos pequenos, mas juntos podemos ser grandes! Na Junta Local decidimos nos organizar para juntos encarar este desafio de fortalecer um sistema alimentar local e usar a força do coletivo para traçar caminhos e soluções em comum. Fazer parte de uma comunidade significa ter proximidade de gente que compartilha os mesmos valores e se apoiam mutuamente. Ao fazer parte da Junta Local você terá o suporte da nossa comunidade, seja nos encontros informais nas feiras, até canais e espaços de interação mais estruturados como grupos de whatsapp e reuniões presenciais.
Através do Modelo Ajuntativo, a Junta Local realiza várias atividades de apoio aos produtores: sessões fotográficas profissionais, exposição de marcas nas plataformas de comunicação da Junta, produção de conteúdo voltado para os produtores (fotos, vídeos, matérias e artigos), participação em workshops, oficinas, bate-papos e discussões e interlocução com agentes públicos, principalmente a Vigilância Sanitária. Além disso, estamos sempre abertos a receber demandas coletivas da comunidade.


E como pertencer é participar, o Modelo Ajuntativo também significa dar voz ativa à comunidade na nossa governança (mais sobre isso abaixo!) e na definição dos nossos rumos, do planejamento de feiras até o nosso modelo financeiro.
Por fim, a Junta Local busca representar a comunidade de produtores e empunhar a bandeira do sistema alimentar local no debate público e em instâncias da sociedade civil. Já participamos de diversos foros e seminários e atualmente fazemos parte da Comissão de Produção Orgânica do Rio de Janeiro e World Farmers' Market Coalition.
CURADORIA E ETAPAS DO AJUNTAMENTO
A curadoria que fazemos na Junta Local é a nossa maneira de assegurar que os produtos que a comunidade encontra em nossas feiras e plataformas são bons, locais e justos.
Pesquisamos, provamos, conversamos e visitamos produtores para garantir que tudo esteja de acordo com os nossos Valores e Princípios. Tem que ser delicioso e não ter veneno; queremos saber quem faz, de onde vem e como é feito. Sempre temos uma conversa também sobre precificação para garantir que este aspecto esteja coerente com a nossa plataforma de relação direta, sem intermediários.
A prioridade é sempre ser local e por isso mais de 80% dos produtos encontrados nas plataformas da Junta Local são feitos no estado. Quando não é possível, buscamos garantir a nossa oferta trabalhando com produtores orgânicos, cooperativas e produtores pequenos e artesanais de outras localidades.
Não importa o quão longe, o importante é a conexão.
PASSO A PASSO PARA O SEU AJUNTAMENTO
1. Curadoria e avaliação dos produtos e do alinhamento do produtor com a nossa Carta de Valores e Princípios;
2. Reunião com equipe de curadoria para trocar informações e tirar dúvidas;
3. Preenchimento do formulário de novos produtores via GoogleForms com informações para o ajuntamento;
4. Assinatura do Termo Ajuntativo via e-mail;
5. Leitura de documentos, apresentações e manuais da Junta Local;
6. Recebimento de boletins, informes e formulário para participação nas feiras;
7. Participação nas Assembleias e grupos de trabalho, entendendo a importância de cada produtor no desenvolvimento coletivo.