top of page

Se você está lendo esta mensagem é porque, como a gente, acredita que comer é um ato transformador e que podemos melhorar as nossas vidas do ponto de vista individual e coletivo através da comida boa, local e justa.

 

Começamos a nossa missão em 2014, inspirados pelas feiras e mercados como pontos de encontro e troca vibrantes que conectam de forma direta cidade, campo e cozinha, e desde então temos desenvolvido plataformas inovadoras que redefinem as relações entre produtores locais e consumidores.

 

Nesse tempo, a Junta Local se constituiu como empresa. No entanto, mantemos um sistema de governança que garante a continuidade da nossa missão coletiva de fazer a comida boa, local e justa chegar em cada vez mais gente, sempre apoiando a nossa comunidade e o trabalho conjunto.

Bem Vindo à Junta Local

201810-juntavai-refazenda-41.jpg

Nossos Valores e Princípios

Os valores e princípios que norteiam a atuação da Junta Local e da nossa Comunidade estão descritos na nossa Carta de Valores e Princípios. Ela foi elaborada em conjunto por todos os produtores e oficializada em 2017! Leia aqui.

Quem faz parte da Junta Local?

Os protagonistas da Junta Local são vocês, ajuntados, os produtores locais, aqueles que plantam, colhem, produzem, cozinham, preparam, assam, criam, selecionam e distribuem pensando em como mudar o sistema alimentar e colocar mais comida boa, local e justa na mesa. Juntos formam a nossa comunidade.

Esta comunidade é apoiada pela equipe da Junta Local, pessoas apaixonadas por comida boa, local e justa que trabalham no dia a dia para manter as nossas plataformas e apoiar nossa comunidade como um todo.

Consideramos o nosso público parte da nossa comunidade, pois frequentar nossas feiras e se engajar através das nossas plataformas são também formas de apoio.

 

Sendo assim, nossa comunidade é a soma dos produtores locais, da nossa equipe e do público em torno da comida boa, local e justa.

Screen Shot 2024-02-07 at 18.17.01.png
Screen Shot 2024-02-07 at 18.17.14.png
Screen Shot 2024-02-07 at 18.17.27.png

Ajuntados de Carteirinha

Em 2023 lançamos o Ajuntados de Carteirinha, um programa que integra todos amantes da comida boa, local e justa à nossa comunidade e intensifica o caráter cooperativo e participativo da Junta Local.

 

A adesão ao programa pode ser feita pelo site da Benfeitoria e confere a possibilidade do público estar por dentro das atividades da Junta Local e assim poder participar com voz ativa nos processos que definem nosso futuro. Os ajuntados de carteirinha recebem um boletim mensal e tem acesso a um canal de whatsapp exclusivo. 

 

Como benefícios, além de uma carteirinha, o Ajuntado de Carteirinha recebe descontos mensais nas feiras e também numa rede de parceiros, caso tenha interesse de oferecer algum tipo de benefício, entre em contato com comunidade@juntalocal.com

20170819-bastidores-sacola-comuna-38.jpg

O Papel do Produtor na Junta Local

Mudar o sistema alimentar é um grande desafio! Sozinhos somos pequenos, mas juntos podemos ser grandes. A colaboração e a participação é uma dimensão importante da Junta Local. Criamos canais e formas de diálogo e escuta que vão das assembleias trimestrais até formulários para avaliação das feiras. Aqui o produtor tem voz e voto!

 

Outro aspecto importante da participação é na construção das nossas plataformas, pois não existe comida boa, local e justa sem valorizar, apoiar e dar autonomia a quem produz. As feiras e as nossas plataformas online foram concebidas de forma colaborativa e permitindo empoderar e valorizar quem faz.

 

E a participação não para aí. Estamos sempre atentos a demandas e buscando soluções coletivas, organizando grupos e promovendo atividades de interação entre os ajuntados. E, claro, como estar junto é muito bom, estamos sempre arrumando um motivo para fazer festa.

20191026-jl-fermenta-previa-18.jpg

ASSEMBLÉIAS

Realizadas a cada trimestre, são um momento de prestação de contas, discussão, troca e, eventualmente, deliberação.

20180318-junta-local-gavea-36.jpg

GRUPOS DE TRABALHO

Compostos por produtores e membros da equipe para a resolução de demandas específicas de forma colaborativa. Entre em contato para saber quais estão ativos.

201711-juntalocal-capistrano-69.jpg

ALMOCINHOS, HAPPY HOURS, OFICINAS E OUTROS

Fique de olhos nos boletins e avisos, pois estamos sempre convidando a comunidade para nossa Casa para comermos, aprendermos, fazermos muito timtim.

Fique por dentro da comunidade!

Para participar e se integrar é preciso estar informado! E por isso temos várias ferramentas de comunicação com os produtores da nossa comunidade.

 

A partir de agora, você receberá os nossos boletins mensais, com relatórios por área, prestação de contas e informações relativas às principais plataformas da Junta Local (feiras e site), assim como o cronograma de atividades e reuniões.

 

Temos também um grupo de Whatsapp, onde só os administradores podem postar mensagens (Acesse aqui), para comunicados mais rápidos e diretos, e um aberto para envio de materiais de divulgação, conversa e troca entre produtores (mas fique de olho, ele não é o canal para questões e resoluções de problemas individuais - Acesse aqui).

2021-11-27-jl-downtown-53.jpg

saiba mais!

A Junta Local ao longo dos anos, à medida que foi aprimorando suas plataformas e formas de apoio (e ainda falta muito), foi consolidando conhecimentos e orientações, coerentes com os nossos valores em alguns Manuais. Tirem um tempo para ler!

Manual das Feiras, Feirinhas e Eventos

Feira é feira! Nossas barraquinhas na rua promovendo o olho no olho e despertando apetites e curiosidade. Celebrando a conexão entre a cidade, campo e cozinha, usamos uma série de premissas que tornam a nossa feira ainda mais especial, desde a curadoria à organização do calendário e das participações. Este sistema, assim como compilações de boas práticas, são apresentados neste Manual. O objetivo é nortear a participação dos produtores nas feiras da Junta Local. Serve para quem é veterano e quem está chegando, todos juntos na constante busca da melhor feira de comida boa, local e justa. Acesse aqui!

Conheça nossa Equipe!

thiago.png

Thiago Nasser

Co-fundador e CEO da Junta Local, apesar de não gostar da sigla CEO. Montando barracas, promovendo a conexão e empunhando o megafone para fortalecer o sistema alimentar local desde 2014. Questões sobre relações institucionais, legais ou mais amplas sobre a Junta Local, podem ser direcionadas para o Thiago!

Mari Medeiros

mari-medeiros.png

Líder de comunidade e sócia da Junta Local. Formada em Arquitetura, iniciou sua transição para a gastronomia com uma pós graduação em confeitaria e depois integrando a equipe de cozinha da escola Le Cordon Bleu. Nesse caminho se tornou empreendedora e ajuntada e mergulhou na comida boa, local e justa. Em 2017 passou para o lado de cá da barraca, trabalhando no apoio aos produtores. Hoje lidera a área de Comunidade, sempre pensando em quem come e quem faz, e elevando a curadoria e degustação de novos produtos a uma arte. Questões sobre o Assina Junta, sobre Feiras e sobre a área e equipe de Comunidade, podem ser direcionadas para a Mari! E se estiver buscando uma conversa sobre sua participação na Junta Local ou sobre a Junta como um todo, pode falar com ela também.

junta-local-bruno-3.jpg

Bruno Negrão

Cofundador da Junta Local e líder de eventos e projetos especiais. É jornalista de formação, mas aprendeu boa parte do que sabe na Escola da Chapa Quente localizada na cozinha da saudosa Comuna, da qual foi idealizador e sócio também. Em virtude de sua generosidade, experiência e sapiência, é conhecido como Tio Bruno. Está sempre testando e elucubrando teorias em prol de uma vida com comida melhor.

guilherme cerqueda por samuel antonini.jpg

Gui Cerqueda

CFO e sócio da Junta Local. Formado em biotecnologia e administração, por um tempo desbravou o mundo das palhas italianas artesanais como empreendedor enquanto prestava consultorias para dezenas de pequenas e médias empresas. Entrou na equipe em 2016 e hoje é responsável pela área financeira e administrativa da Junta Local. 

Responsável pela área de Recursos, questões sobre faixas de mensalidade, prazos de pagamento, saldo em dinheiro, multas e bloqueios podem ser direcionadas para ele. Dúvidas também sobre a situação financeira da Junta Local como um todo podem ser direcionadas para o Gui.

mari-cogli (1).png

Mari Cogliatti

Esta engenheira civil apaixonada por cachorros e um bom doce, está na Junta Local desde 2015, quando começou a nos ajudar na barraca da feira. Incansável e sempre pronta para novos desafios em 2018 começou a trabalhar na Sacola da Junta e no apoio a produtores no nosso armazém. Hoje é líder de Feiras e nunca perde a ternura e o prazer de estender uma cadeira de praia numa feira.  Questões operacionais sobre a feira, como dúvidas sobre carga e descarga, horários, pedidos de gelo, entre outras, podem ser direcionadas para ela.

Maria Schatovsky

maria.png

O diploma é em gastronomia e poderia ter sido em biologia, design ou mais um monte de coisa tal sua desenvoltura em outras áreas de conhecimento. Mas sua paixão a levou à cozinha, onde labutou profissional e experimentalmente, e dali para a Junta Local onde pode atuar de forma mais múltipla. De frequentadora das feiras, se tornou integrante do time, trabalhando no apoio dos produtores, curadoria e também na produção de conteúdo e comunicação. Nas horas vagas não dispensa fazer glu glu com um bom vinho natural e nhac nhac com uns bons bocados. Hoje atua junto com a Mari Medeiros em Comunidade e apoia a Comunicação da Junta Local. Assim, questões sobre ajuntamentos, curadoria, boletins, escalação de feiras, e conteúdo podem ser direcionadas para ela. Caso esteja com dúvida de pra quem enviar sua questão, ela também está pronta para te dar um suporte!

Atenção!

Privilegiamos o e-mail como o principal canal de contato com a nossa equipe. Se você tiver qualquer outra questão sobre a nossa organização e sua participação, escreva para comunidade@juntalocal.com

Já assinei o meu termo, recebi e li todo o “Bem Vindos”, mas e agora?

Neste momento é a hora de começar sua participação nas feiras. Para isso, é importante ler o respectivo Manual. É preciso também preencher o formulário de disponibilidade que é enviado a cada 2 meses no Boletim (normalmente no início de cada mês). Enquanto isso, você pode enviar um email para comunidade@juntalocal.com pedindo as próximas datas de feira e avisar sua disponibilidade. Caso tenhamos vagas disponíveis, vamos viabilizar sua participação. 

Precisa dos dados da Junta?

Razão social: Junta Local Producoes LTDA

CNPJ: 22.030.566/0001-07

Inscrição municipal: 0.635.156-5

Inscrição estadual: 12.096.99-2

Nome fantasia: Junta Local

Endereço: Rua do Mercado, 35 - Centro

Cep: 20010-120

Itaú - Agência 2611

Conta Corrente 24136-1

PIX: 22.030.566/0001-07

bottom of page